sábado, 1 de dezembro de 2007

Maldade humana

Até que ponto chega a maldade humana. Além de se perpetrar no campo físico através da violência, sequestros, assaltos, e das famigeradas guerras, ela agora também se difunde no mundo virtual.

Há algum tempo atrás eram apenas os virus que nos atacavam no mundo cibernético. Agora são hackers maldosos que nos afligem com invasores e spam.

O spam, a praga dos emails não solicitados, não parecia uma ameaça tão séria no primeiro momento, já que não atacava a informação do computador nem o inutilizava, como ocorre com seus "irmãos" vírus e trojans. Mas com o tempo, se converteu em um estorvo especialmente para as empresas que provêm acesso à Internet, pois deixa seus servidores em colapso e a qualidade do serviço cai exponencialmente. Pesadelo de muitos administradores de sistemas, o spam se adapta a todos os formatos eletrônicos do mercado. Até os reprodutores de MP3, que pareciam estar a salvo, agora são alvo.

Os criadores de vírus passaram à produção de spam simplesmente por motivos econõmicos. É mais rentável produzir spam do que um vírus que inutilize os computadores dos internautas. Agora o caminho a ser seguido por estes ciberdeliquentes ´e encontrar novas formas de distribuição para o spam. Os telefones celulares, faz tempo, já caíram sob a ameaça - todo mundo recebe mensagens publicitárias em seus telefones. O próximo passo é atacar o dispositivo tecnológico mais vendido depois dos celulares: o tocador de MP3.

Nenhum comentário: